TIPOS DE PISADA

Algumas dores como a dor no joelho durante a corrida ou ao caminhar podem estar relacionadas à sua maneira de pisar, por isso é importante descobrir que tipo de pisada você tem.

A forma anatômica do pé difere em cada pessoa e uma pisada irregular é capaz de provocar certas patologias causadas pelo desgaste e lesões diferentes em cada individuo devido a sobrecarga em regiões distintas.

Existem 3 tipos principais de pisadas:

. Pronada, ou “pisar para dentro”, ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé.
Quem tem o pé pronado conta com a musculatura interna do membro inferior mais alongada e enfraquecida. Isso pode causar desvios em um osso da parte frontal do joelho e instabilidades no tornozelo.
Pessoas com pisada pronada têm mais facilidade em desenvolver esporão no calcanhar, dor na canela, fascite plantar, problemas lombares e no quadril, e arcos fracos e dolorosos.

. Supinada, ou “pisar para fora”, ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiro com a parte externa da planta. Geralmente essas pessoas têm um desgaste maior no lado de fora da sola de seus sapatos.
Quem tem pisada supinada pode apresentar problemas como lesões constantes no tornozelo, frequente tensão dos músculos que ficam logo abaixo do joelho, e também uma retração na fáscia plantar. Isso tudo pode provocar dor, inflamação e é um facilitador para desenvolver o esporão de calcâneo, fascite plantar, calos, tendinite na tíbia e problemas no quadril.

. Neutra, ocorre quando o pé atinge o solo de maneira uniforme, com o peso distribuído de maneira praticamente igual por toda a planta o que favorece a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações. Isso porém, não significa estar livre de lesões, muitos dos machucados comuns aos pronadores e supinadores também podem aparecer em um neutro, sendo mais comuns as tendinites e fasceíte plantar.

Para saber seu tipo de pisada é necessário consultar um ortopedista, mas consultar um podólogo também é necessário para o tratamento e prevenção das dores que podem ser aliviadas com uso de palmilhas e sapatos adequados, bem como o tratamento correto para os problemas já causados em decorrência do seu tipo de pisada. 

Procure sem demora nossos podólogos, eles são qualificados para realizar uma avaliação e detectarem o tratamento ideal para o seu caso específico.

Agende sua consulta conosco agora mesmo.

Trabalhamos apenas com agendamento prévio de consultas para garantir a sua segurança e o atendimento personalizado.

Agende seu atendimento por whatsapp e telefone fixo, durante nosso horário de atendimento comercial.

Whatsapp 11 94513-0020
Telefone fixo 11 2382-8053

 

leia também

PRÁTICA ESPORTIVA REQUER CUIDADOS

PRÁTICA ESPORTIVA REQUER CUIDADOS

Nossa clínica conta com especialistas para lhe ajudar a evitar lesões e aumentar seu desempenho!Ao praticar qualquer esporte as pessoas se esquecem de um fator importante, seus pés que irão lhe sustentar durante toda o exercício. Deixá-los confortáveis garante não só...

ler mais
DESIDROSE – CUIDADO COM AS INFECÇÕES

DESIDROSE – CUIDADO COM AS INFECÇÕES

Ao contrário do que se pensa o calor não é o único reponsável pelo seu aparecimento.Descobrir a causa é importante para seu tratamento.A desidrose é caracterizada por pequenas bolhas que aparecem na palma das mãos ou na planta dos pés e geralmente está associada a...

ler mais
OLHO DE PEIXE É CONTAGIOSO, MAS TEM TRATAMENTO!

OLHO DE PEIXE É CONTAGIOSO, MAS TEM TRATAMENTO!

O Olho de peixe é o nome popular da verruga plantar e nada mais é que um vírus.Por ser um vírus o olho de peixe quando não tratado pode contagiar facilmente outros lugares no corpo do próprio paciente infectado ou atingir até mesmo outras pessoas. O olho de peixe...

ler mais

total segurança para você

Seja qual for sua necessidade, estamos prontos para atendê-lo.
Todo o nosso material é descartável ou esterilizado em autoclave, seguindo todos os protocolos de biossegurança exigidos pela vigilância sanitária.